“Por amor de Sião não me calarei, e por amor de
Jerusalém não me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor (como o romper da aurora), e a sua salvação
como uma tocha acesa” (Isaías 62.1).
Menorah - frutos da terra de Israel
“Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o
alpendre e o altar, e digam: ‘Poupa a Teu povo, ó SENHOR, e não entregues a Tua
herança ao opróbrio’, para que os gentios o dominem; por que diriam entre os
povos: ‘Onde está o seu DEUS?’” (Joel 2.17).
Sejam esses motos de vida para nós, para a manifestação
do Glorioso de Israel, para que Seu Nome seja engrandecido e exaltado.
“Lembra-te do que te fez amalek
no caminho, quando saías do Egito; como te saiu ao encontro no caminho, e feriu
na tua retaguarda todos os fracos que iam atrás de ti, estando tu cansado e
afadigado; e não temeu a DEUS. Será,
pois, que, quando o SENHOR teu DEUS te tiver dado repouso de todos os teus
inimigos em redor, na terra que o SENHOR teu DEUS te dá por herança, para
possuí-la, então apagarás a memória de amalek de debaixo do céu; não te esqueças”
(Deuteronômio 25.17-19)
“Então veio amalek, e
pelejou contra Israel em Refidim. Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos
homens, e sai, peleja contra amalek; amanhã eu estarei sobre o cume do
outeiro, e a vara de YHVH estará na minha mão. E fez Josué como Moisés lhe
dissera, pelejando contra amalek; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao
cume do outeiro. E acontecia que, quando
Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a
sua mão, amalek prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por
isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e
Arão e Hur sustentaram as suas mãos,
um de um lado e o outro do outro; assim ficaram
as suas mãos firmes até que o sol se pôs. E assim Josué desfez a amalek
e a seu povo, ao fio da espada. Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto
para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que EU totalmente hei de riscar a memória de
amalek de debaixo dos céus. E
Moisés edificou um altar, ao qual chamou: ‘YHVH
NISSI’ (O
SENHOR É MINHA BANDEIRA, MEU MILAGRE). E disse: Porquanto jurou o SENHOR, haverá guerra do
SENHOR contra amalek de
geração em geração” (Êxodo
17.8-16)
“Assim diz o SENHOR dos Exércitos: EU Me recordei do que fez amalek a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando
subia do Egito. Vai, pois, agora e fere a amalek; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e
não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até a mulher, desde os
meninos até os de peito, desde os bois até as ovelhas, e desde os camelos até
os jumentos... Então disse Shmuel: Trazei-me aqui a agague, rei dos amalequitas.
E agague veio a ele animosamente; e disse agague: Na verdade já
passou a amargura da morte. Disse, porém, Shmuel: Assim como a tua espada
desfilhou as mulheres, assim ficará desfilhada a tua mãe entre as mulheres.
Então Shmuel despedaçou a agague perante o SENHOR em Gilgal” (1 Samuel 15.2,3,32,33)
O Talmude ensina que
‘quando o 5º mês começa, deve-se minimizar a alegria, e quando o 12º/13º mês se
inicia, deve-se aumentar a alegria’
O refrear o gozo no 5º mês (entre julho-agosto) tem
a ver com o dia mais triste do ano – Tisha b’Av ou 9 de Av –
quando o povo judeu celebra a destruição dos 1º e 2º Templos Sagrados em
Jerusalém, que é observado como um feriado de luto.
O gozo deve ser estimulado no 12º/13º mês (fevereiro-março), pois a Festa de Purim está
às portas, quando Israel celebra a miraculosa salvação do povo judeu do complô
de haman de exterminá-lo.
Embora sejam
celebrações opostas, os dois exigem preparo para sua celebração, quer
diminuindo o estado de ânimo e alegria (nove dias) quer aumentando-o (14 dias),
para colocar-se no estado de espírito adequado para sua celebração.
Purim é o dia em que
celebramos a ‘YHVH atrás do cenário’, trabalhando majestosamente para salvar
Seu povo escolhido do extermínio certo – com data marcada, como numa condenação
à morte, cujo dia é agendado – sem possibilidade de defesa ou escape. Dia em
que celebramos a ELE, por mais Sua extraordinária vitória e misericórdia para
com Seu povo escolhido.
No
próximo dia 20, à noite, começa Purim, a celebração do grandíssimo
livramento de YAH ao Seu povo, ameaçado de extinção pelo amalequita agagita,
haman.
- por causa de sua desobediência, Shaul perdeu o
reino, a família e a cabeça;
- por causa de sua desobediência,
o povo de Israel, anos mais tarde, em nova situação de enfraquecimento [o modus operandi desse demônio amalek
é atacar os fracos, os últimos do arraial, quando se está enfraquecido, murmurando,
sem comunhão com DEUS – “Lembra-te do que os amalequitas te fizeram
no caminho, quando foste liberto e partiste do Egito. Quando estavas cansado e
exausto e, de surpresa e pelas tuas costas, sem o menor temor a Deus, atacaram
a todos os desfalecidos que iam atrás” (Deuteronômio 25.17,18)],
agora no deserto do cativeiro de Shushan e do exílio babilônico (e de seus
sucessores), sem terra própria, sem governo próprio, esteve a ponto de ser
exterminado pelo sucessor e parente do rei agague a quem Shaul quis
poupar.
Em Êxodo 17, o povo
estava acampado em Refidim e sem água. Exatamente quando o povo enfrentava
situação difícil, a tentação, e murmurava, quando parecia que DEUS não estava
presente (no Megilat Ester, o Nome de
YHVH está oculto), no momento de grande vulnerabilidade, naquele momento atacou
amalek (v.8), agarrando aos mais fracos,
aos debilitados, aos que se quedavam atrás na marcha de Sim a Refidim, sem
temor do SENHOR, DEUS de Israel (Deuteronômio
25.17-19).
E Moisés (figura de CRISTO que
traz libertação ao povo – Sua 1ª vida) disse a Yehoshua ou Josué (figura de
CRISTO – Aquele que introduz o povo na terra prometida – Sua 2ª vinda) que tomasse
homens consigo para pelejar contra amalek. No relato, Josué prevalecia
enquanto Moisés estivesse com seus braços erguidos; se seus braços desciam, amalek
prevalecia.
Os braços alçados de Moshe, mais tarde sustentados por Aharon e Hur,
representam a rendição diante de YHVH, DEUS Todo Poderoso, de onde vem o nosso
socorro, e a intercessão, o clamor angustiado por livramento que só pode vir do
Alto. Entretanto, também representam a cruz e o MASHIACH com Seus braços
estendidos, rendidos à plena vontade do PAI, cumprindo Sua justiça ao receber o
castigo que nos traz a paz, pelo pecado de rebelião do homem contra DEUS, seu
Criador e Dono. Enquanto nossos olhos estiverem na cruz, no Autor e Consumador
de nossa fé, então prevaleceremos. E o mesmo com Israel.
Hoje, o Corpo do MESSIAS (formado por judeus
reenxertados e gentios
transplantados na Oliveira Verdadeira que é Israel, cuja raiz que a
sustenta são os patriarcas, e a Seiva que alimenta os ramos é o MASHIACH de
Israel, YEHOSHUA) é ‘os olhos de
Israel fixos na cruz’, é o
intercessor que toma o lugar do outro (filhos de Israel) para ficar na brecha,
para clamar ao PAI por misericórdia e livramento. É Aharon e Hur sustentando os braços de Moshe, o intercessor diante
do PAI, pois o SENHOR YEHOSHUA disse para pedirmos ao PAI em Seu Nome, para que
nos conceda o que pedirmos, porque fomos escolhidos por ELE e saberemos o que
pedir (João 15.16) e ELE, YEHOSHUA, Sumo
Sacerdote eterno, segundo a ordem de Malki Tsedeq, vive para interceder por nós
junto ao PAI (Hebreus 7.24,25).
E o SENHOR disse a Moshe que esse
episódio fosse documentado, registrado para todas as gerações (‘as Escrituras são para ensino, confronto,
correção, instrução em justiça’ – 1 Timóteo 3.16), porque estava ELE
interessado em garantir ao Seu povo de que ‘nunca o
abandonaria, nunca jamais o desampararia’, principalmente nos desertos da vida. E para
lembra-lo de que, de geração em geração, o espírito de amalek se
levantará para destruí-lo: portanto, é preciso permanecer alerta, com os olhos
fitos nAquele que lhe pode livrar.
Na versão espanhola de
Reina-Valera de 1960 (uma das versões mais fiéis ao original hebraico e grego),
o texto de Êxodo 17.15,16 diz:
“Y edificó Moisés un altar, y le puso por nombre El SEÑOR es mi
Estandarte, y dijo: ‘Por cuanto la mano
de Amalec se levantó contra el trono de Jehová, Jehová tendrá guerra con
Amalec de generación en generación’”
“E edificou Moisés um altar, e lhe pôs o nome de ‘O
SENHOR é minha Bandeira’
(YHVH Nissi – também, YHVH é meu Milagre), e disse: ‘Porque
a mão de amalek se levantou contra o trono de YHVH, YHVH fará guerra
com amalek de geração em geração’”
Na versão
hebraica, as palavras ‘ki-yad al-kess YAH’ (כִּֽי־יָד֙ עַל־כֵּ֣ס יָ֔הּ) ou ‘porquanto a mão
sobre/contra o trono de YAH’ aparecem e não são traduzidas em outras
versões (português, inglês), fazendo perder o sentido do texto. Mas, essa
informação é corroborada pelo texto em Deuteronômio
25.17-19:
“Lembra-te do que te fez amalek no caminho, quando saías do
Egito; como te saiu ao encontro no caminho, e feriu na tua retaguarda todos
os fracos que iam atrás de ti, estando tu cansado e afadigado; e não temeu a DEUS. Será, pois, que,
quando o SENHOR teu DEUS te tiver dado repouso de todos os teus inimigos em
redor, na terra que o SENHOR teu DEUS te dá por herança, para possuí-la, então apagarás a memória de amalek de
debaixo do céu; não te esqueças”.
O
SENHOR fez, faz e fará guerra contra amalek, porque ele ousou tocar em Seu trono; não temeu ao SENHOR e à Sua escolha,
querendo apossar-se de Suas ovelhas, as mais fracas e débeis de Seu rebanho, os
indefensáveis, aqueles sem defesa. Quando amalek tocou na
‘menina do olho de YAH’, despertou Sua ira, pois o SENHOR tem cuidado especial sobre órfãos, viúvas, estrangeiros, pobres e sobre Seu escolhido Israel:
“Não afligirás o forasteiro,
nem o oprimirás; pois forasteiros fostes na terra do Egito. A nenhuma viúva
nem órfão afligireis. Se de algum modo os afligirdes, e eles clamarem
a Mim, EU lhes ouvirei o clamor; a Minha
ira se acenderá, e vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão
viúvas, e vossos filhos, órfãos” (Êxodo
22.21-24)
“Chegar-Me-ei a vós outros para juízo; serei testemunha veloz contra os
feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os
que defraudam o salário do jornaleiro, e oprimem a viúva e o órfão,
e torcem o direito do estrangeiro, e não Me temem, diz o SENHOR dos Exércitos. Porque EU, o SENHOR, não
mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de
vossos pais, vos desviastes dos Meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para Mim, e EU Me tornarei
para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos...” (Malaquias
3.5-7a).
Esse espírito de ódio ao povo da
aliança que agia em amalek está impresso no sistema religioso do
islamismo (JUDENHASS), em suas formas mais e menos radicais (porque a
base, a natureza do islamismo é de fazer guerra, destruir os infiéis ou
força-los à conversão, para que todos sejam de e estejam em sujeição a allah,
que não é ELOHEI Israel, o DEUS Todo Poderoso, Criador dos céus e da Terra, o
Rei do Universo, DEUS Único e Verdadeiro).
O desprezo e a zombaria
pela escolha de DEUS em Itschaq, o engano de reescrever as Escrituras
anunciando um pacto antigo entre um deus que nada é senão satanás (allah), e um
personagem errado (Ishmael), relatado em versos de ódio, sangue, vingança e
destruição (corão), com gente que está caminhando a passos firmes para o vale
da destruição, se seus olhos não forem abertos pelo MESSIAS de Israel,
YEHOSHUA, o Salvador e SENHOR (muçulmanos) – esse é o perfil do islamismo
(extremista ou não).
Esse ódio está expresso na forma como
são os gritos aniquilamento do povo judeu, principalmente entre xiitas e
sunitas (as duas maiores facções islâmicas): ‘morte ao inimigo Sionista’ – ódio
à aliança de DEUS com o povo de Sião, o lugar que ELE escolheu para fazer Sua
habitação, entre todas as cidades do mundo: “Porque o SENHOR escolheu a Sião; desejou-a para a
sua habitação, dizendo: ‘Este é o Meu repouso para sempre; aqui habitarei, pois
o desejei’” (Salmo
132.13,14).
Não é diferente seu desprezo ao Novo
Pacto e aos seus aliançados. Centenas de milhares de cristãos foram mortes, a
maioria por muçulmanos ‘radicais’, ao longo dos últimos anos. Aliás, dizer
islamismo radical é uma redundância, porque o radicalismo é inerente ao
islamismo (palavras sinônimas).
Todos os muçulmanos e grupos extremistas
almejam possuir Jerusalém, a cidade do Grande REI (“...não
jureis por Jerusalém,
porque é a cidade do grande REI” - Mateus
5.35b), pois é o lugar em que YEHOSHUA, o Filho do DEUS
Altíssimo, SENHOR dos senhores e REI dos reis, há de reinar, com vara de ferro,
Israel e todos os povos!
Ainda que no Megilat (livro de) Ester o Nome do Altíssimo não
esteja explicitado nos versos, segundo a tradição judaica, Seu Nome está
entranhado no enredo, controlando todos os acontecimentos, e expresso em forma
de acrósticos (conjunto de palavras sequenciais que formam um nome), da mesma
forma que podemos, ao lê-lo, perceber Sua Presença palpável, guiando os passos
dos personagens que veladamente buscam Sua face, Seu favor, Seu livramento.
Tais acrósticos revelando o Nome de YHVH
(יYud – הHey – וVav – הHey) no Megilat Ester (no hebraico, a leitura é
da direita para a esquerda), são:
1º acróstico (eunuco) – Ester 1.20 – “Quando for ouvido o mandado, que o rei decretar em
todo o seu reino, vasto que é, ela e todas as mulheres darão honra a seu
marido, tanto ao mais importante como ao menos importante”
Em ordem
inversa e no início das palavras - הִיא וְכָל־הַנָּשִׁים יִתְּנוּ
(Hi
Vchol
Hanashim
Ytnu
= ela e todas as mulheres darão) - acróstico de YHVH (YAHVEH) invertido
2º acróstico (Ester) – Ester 5.4
– “E disse
Ester: Se parecer bem venha o rei e haman, hoje, ao banquete que
lhe tenho preparado”
Em ordem correta e no início das
palavras - יָבוֹא הַמֶּלֶךְ וְהָמָן הַיּוֹם
(Yavo
Hamelech
Vhaman
Haiom
= venha o rei e haman hoje) – acróstico de YHVH (YAHVEH)
3º acróstico (haman)
– Ester 5.13 – “Porém tudo isto não me satisfaz, enquanto eu
vir o judeu Mordechai assentado à porta do rei”
Em ordem
inversa e no final das palavras - וְכָל־זֶה
אֵינֶנּוּ שֹׁוֶה
לִי
(vchol-zeH
einenU**
shoveH
lY
= tudo isto não satisfaz a mim)
**Observação
– na palavra אֵינֶנּוּ,
a última letra em azul, traduzia por U,
é a mesma letra VAV de (Yud – Hey –
Vav – Hey) de YHVH
4º acróstico (autor do
livro) – Ester 7.7 – “E o rei no seu furor se levantou
do banquete do vinho e passou para o jardim do palácio; e haman se pôs
em pé, para rogar à rainha Ester pela sua vida; porque viu que já o
mal lhe estava determinado pelo rei”
Em ordem
correta e no final das palavras - הָרָעָה כִּי־כָלְתָה אֵלָיו
(KY-chaltaH
elayV
haraaH
= porque determinado para ele o mal)
5º acróstico (rei
Achashverosh) – Ester 7.5 – “Então falou o rei Assuero, e
disse à rainha Ester: Quem é esse e onde está esse, cujo coração o
instigou a assim fazer?”
Em ordem
inversa e no final das palavras - זֶה וְאֵי־זֶה הוּא
(zeH veY-eH huא
= este e onde está ele) - אֶהְיֶה -
EHYEH
= EU SOU (SEREI)
Há
um antigo manuscrito do TaNaCH que destaca
as letras chaves do Nome oculto de DEUS. O SENHOR alertou o povo de que quando
Israel se desviasse de Seus caminhos, ELE esconderia, ocultaria Sua face deles
(Deuteronômio 31.16-18). No livro de Ester,
embora o Nome de YAH esteja velado (revelado nos acrósticos), está atuando com
soberana graça no meio de Seu povo, cumprindo Sua promessa! E esses acrósticos
revelam isso:
- quando o
gentio fala, o Nome de YHVH está ao reverso (HVHY), porque os planos malignos
dos gentios contra Seu povo sempre serão revertidos pelo Poderoso de Israel.
- quando um
judeu está falando, o Nome de YHVH é apresentado na forma correta (YHVH),
porque os planos de YAH estão expressos naqueles que estão aliançados com ELE e
fluem em Sua ordem perfeita.
- no início da
história, o Nome de YHVH está no começo das palavras, porque, desde o
princípio, o SENHOR está atuando na história de Ester, de Mordechai e S(s)eu
povo. Certamente não se ausenta quando Seu povo está sendo ameaçado de
extinção.
- no final da
história, Seu Nome aparece na última letra das palavras, porque ELE permanece
no controle, do princípio ao fim dela, realizando o Seu querer e o Seu
realizar.
- do princípio
ao fim, é o grande EU SOU (EU SEREI)
que está alinhavando a história e alinhando-a ao cumprimento de Seu perfeito
propósito! ELE fará o que quiser, independentemente das circunstâncias,
favoráveis ou desfavoráveis. Seus olhos estão sobre Seu povo, sobre aqueles que
invocam o Seu Nome e nELE esperam, para cumprir cabalmente cada uma de Sua
promessas, porque ELE é fiel!
Nossa
vitória está em que o nosso DEUS nos deu uma bandeira, um estandarte de guerra:
o Sangue de
YEHOSHUA é o nosso estandarte,
nossa bandeira, nosso milagre. Na guerra contra amalek, Israel não está
só e nós não estamos sós. Como ELE foi com Moshe e Yehoshua, com Ester e
Mordechai, há de triunfar sobre amalek e riscar a memória de seu nome de
debaixo dos céus, para que a glória seja toda dELE em nossos dias, contra
nossos hamans e amaleks.
Dentre
os condenados do Tribunal de Nuremberg, no pós-guerra, estava Julius Streicher,
chefe da propaganda nazista, que teria dito com escárnio, antes de ser
enforcado: ‘festa de Purim 1946’. Sua morte ocorreu em 16 de outubro de 1946
(no ano novo judaico de 5707 – ה׳תש״ז), juntamente com outros nove nazistas condenados pelo mesmo
tribunal de Nuremberg. Aquele que seria o 11º criminoso a ser enforcado,
Hermann Göring, o 2º homem do III Reich, suicidou-se em sua cela, no dia
anterior.
Qual a relação com Megilat Ester? Por que Streicher
gritou com escárnio: ‘Purim 1946’?
De acordo com o livro de Ester, Achashverosh mandou enforcar haman,
no 3º mês (Ester 7.9,10) e expor os cadáveres de
seus dez filhos na mesma forca, no 12º mês (Ester 9.13).
De acordo com o Talmud, haman tinha uma filha (11º filho), sua
predileta, que cometeu suicídio logo após a morte do pai, nove meses antes
(como Göring, o predileto de hitler).
Em 13 de Adar,
os restantes filhos de haman foram mortos. Entretanto Ester pediu ao
rei que “se bem lhe
parecesse, que concedesse aos judeus de Shushan que também fizessem, no dia
seguinte (amanhã), segundo o edito daquele dia (13 de Adar), e dependurassem em forca os cadáveres dos dez
filhos de haman” (Ester 9.13). Ela novamente encontrou graça diante do
rei, que lhe satisfez o desejo.
A palavra amanhã
– machar (מָחָר) – significa ‘no dia seguinte’, mas também ‘no futuro distante’, ‘um dia por vir’.
Por que Ester
pediria o enforcamento de homens já mortos? Estaria ela profetizando para um
futuro distante, quando tais eventos deveriam ser processados? Estaria Streicher
denunciando que aquele dia havia chegado?
Uma curiosidade: o texto
original do rolo de Ester, na porção que narra o enforcamento dos filhos de haman, contém uma
letra grande ו (6ª letra do
alfabeto hebraico, correspondente ao número 6) e outras três pequenas, z v t (707). Será que
essas letras apontam para o tempo em que esses enforcamentos ocorreriam, no 6º
milênio de vida na Terra, ou seja, 5707 (ה׳תש״ז)?
Outra
curiosidade:
por que o nome Purim para essa festa? Significa, de fato, o nome escolhido
para esse festival – Purim – ‘sorteio’, relacionando a festa à maldade
que haman planejara para o povo judeu, de sorteio da data de execução de
todo um povo, de sua destruição sumária em único dia? Ou Purim tem outro
significado, um que celebre, de fato, a vitória sobre o mal?
“Porque haman (הָמָן), filho de Hamedata, o agagita,
inimigo de todos os judeus, tinha intentado destruir (exterminar
-לְאַבְּדָם )
os
judeus, e tinha lançado Pur (פּוּר), isto é, a sorte, para os assolar
(לְהֻמָּם)
e destruir
(exterminar -לְאַבְּדָם)”
(Ester 9.24) – as sortes (פּוּרים)
determinadas por haman causaram terror, pânico, pressão psicológica, uma vez
que havia determinado, por sortes, a data para a destruição (sem defesa) do
povo judeu, que passou a viver sob decreto de morte (sem escape) com data
marcada.
Se assim é, por que, então, nomear esse festival de ‘alegria, gozo,
salvação’ com uma situação tão destrutiva, terrível, apavorante, como foi
quando haman tirou sorte?
Quando se celebra Iom HaShoah, não há alegria ou gozo, mas pesar,
tristeza, memorial de dor. Não seria assim com o nome Purim conectado a haman?
Cada vez que esse nome é lido, durante a leitura de Megilat Ester,
faz-se barulho, alto ruído, para que ninguém ouça seu nome. E, como o nome da
festa poderia estar associado a esse amalequita, cuja memória deve ser apagada
de debaixo do céu???
“No entanto, quando estes sórdidos planos chegaram
ao conhecimento do rei por intermédio de Ester, ele deu ordens expressas e por
escrito para que a intenção maligna de haman para com
os judeus se voltasse contra a sua própria cabeça, e para que ele e seus filhos
fossem executados e pendurados na forca. Por isso aqueles dias ficaram
conhecidos na história pelo nome de Purim, por causa da expressão
Pur. Considerando tudo o que estava escrito nessa carta (de
Ester), o que tinham visto e o que, de fato, havia
acontecido em todo o reino, os judeus decidiram estabelecer o costume de que
eles e os seus descendentes e todos os que se tornassem judeus não deixariam de
celebrar anualmente esses dois dias memoráveis, exatamente na forma
estabelecida descrita na carta e em suas datas certas” (Ester 9.25-27).
Nesse texto, há três idéias
principais:
1.
haman
tirou sortes para definir a data em que os judeus seriam mortos (decreto de
morte com data);
2.
Ester salvou os
judeus;
3.
esta é a razão
porque se chama Purim - sortes (qual a razão? Pelo sorteio de haman,
sorteio de destruição, sorteio do inimigo; ou por causa do que Ester fez???)
Quando
Ester soube que Mordechai estava à porta do reino, em saco e cinzas, foi
informada por ele do complô contra seu povo, requerendo dela postura diante do
rei; a resposta de Ester veio: “Todos os servos do rei, e o povo das províncias
do rei, bem sabem que todo o homem ou mulher que chegar ao rei no pátio
interior, sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte,
salvo se o rei estender para ele o cetro de ouro, para que viva; e eu nestes
trinta dias não tenho sido chamada para ir ao rei” (Ester 4.11).
A
colocação de Mordechai foi mais impressionante: ele não lhe disse que era ela
peça chave nesse drama, e que o povo precisava dela. Em vez disso, declarou: “Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só
tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro
e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis (mesmo
verbo usado para definir o que haman queria fazer com o povo judeu. Isso
aconteceria com Ester e sua casa, mas não com os judeus, que seriam libertos
pelo SENHOR de outra forma - exterminar/destruir - לְאַבְּדָם); e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?” (Ester 4.13,14) – ‘nós não precisamos de você,
estaremos bem sem você, Ester (você
é insignificante), porque o SENHOR nos livrará de qualquer modo. Mas, se você se
omitir, você e a casa de seu pai serão destruídas. Mas, quem sabe se
para esse momento você foi feita rainha? (você é significante)’.
As
palavras de Mordechai vêm de Números 30, quando
se fala de נערה – narah – palavra hebraica
que significa jovem mulher casada, apontando para a mulher em relação ao marido
(e Mordechai fala a Ester, rainha, porque está casada com o rei Achashverosh);
dá orientação específica sobre o relacionamento com seu marido
(Mordechai dá orientação específica de como ela deve lidar com o rei); fala dessa
mulher na casa de seu pai (Mordechai fala a Ester
sobre ela e a casa de seu pai sendo destruídas); fala da possibilidade de silêncio
(Mordechai fala a Ester que se ela se calar, a salvação virá de outra forma); duas
vezes aparece o a forma verbal silenciar - הַחֲרֵשׁ (como em
Ester).
Essa
passagem está relacionada a votos. Entendendo o contexto, é possível
entender de onde vem o nome Purim para o festival de libertação do povo de
Israel. Nesse capítulo, descorre-se a realização de votos e, em algumas
circunstâncias, o marido pode cancelar o voto da esposa (narah). Se o
marido protestar do voto da jovem esposa, ele tem a capacidade de anulá-lo.
Mas, ele só pode fazê-lo, no dia em que ouvir o voto. No dia seguinte,
ele perde o direito de anulá-lo e a mulher se vê obrigada a cumprir seus votos.
“Todo o voto, e todo o juramento de obrigação, para humilhar a alma, seu
marido (אִישָׁהּ) o confirmará, ou anulará. Porém se seu marido, de dia em dia, se
calar inteiramente para com ela, então confirma todos os seus votos
e todas as suas obrigações, que estiverem sobre ela; confirmado lhos tem,
porquanto se calou para com ela no dia em que o ouviu. Porém se
de todo lhos anular depois que o ouviu, então ele levará a iniqüidade dela.
Estes são os estatutos que o SENHOR ordenou a Moisés entre o marido e sua
mulher; entre o pai e sua filha, na sua mocidade, em casa de seu pai” (Números 30.13-16).
- o
marido pode confirmar o voto ou anulá-lo;
- se
o marido se calar, sim, se se calar – dupla forma do verbo lahacharish
– להחריש (הַחֲרֵשׁ
יַחֲרִישׁ
), como no livro de Ester (הַחֲרֵשׁ
תַּחֲרִישִׁי) – cuja raiz חרש
significa SURDO. Logo, a forma verbal lahacharish significa ‘tornar-se
surdo’, ‘fazer-se de moco’, ‘fazer-se de surdo’, ‘ficar em silêncio porque não
se está ouvindo para agir de acordo com o que se ouviu’.
Em outras palavras, o marido tem 3 opções: confirmar o voto, anular
o voto ou ficar em silêncio = fingir que não ouviu e permanecer calado (como se
não tivesse ouvido – ficar neutro). Mas, a 3ª opção é igual à 1ª – são a mesma
situação. O silêncio é a opção para aceitar o voto que a esposa fez de afligir
sua alma. Não há neutralidade, pois o silêncio (surdez fingida) é uma opção, e
de confirmação.
Mordechai cita essas Escrituras para Ester: ‘Se você permanecer em
silêncio, você e a casa de seu pai serão destruídos. Talvez seja essa a razão
pela qual você se tornou rainha’
No texto de Números 30, há o uso de
palavra que pode ser mulher ou marido dela:
- אִישָׁהּ - ishah –
marido dela
- אִישָּׁה – ishah - mulher
A diferença é UM MINÚSCULO PONTO no
meio da última letra (ה) para definir se é mulher ou a mulher como
possessão do homem (marido).
Mordechai levanta esse texto com o
intento de dizer a Ester:
‘e se você
lesse essas palavras sem o ‘ponto’, Ester’? Ou seja: ‘וְאִישָׁה יְפֵרֶנּוּ׃אִישָׁה יְקִימֶנּוּ ’ – ‘a mulher pode confirmar, a mulher
pode anular’. A decisão está em suas mãos, Ester (אִישָּׁה),
não nas de seu marido (אִישָׁהּ)’.
Você é uma mulher
posta em posição de anular ou confirmar as palavras de seu esposo, o rei, numa
declaração que trouxe extrema dificuldade para todo um povo.
Qualquer voto
ou juramento restritivo que cause dificuldade, uma mulher pode confirmá-lo ou
uma mulher pode anulá-lo.
O rei fez sua
declaração (‘todos os judeus serão mortos’), que causará terrível dor,
sofrimento; mas, você está aí dentro, e você pode protestar.
Mas, se você
silenciar, sim, se se calar dia a dia, você estará confirmando aqueles votos e
restrições.
Sim, Ester,
você tem que fazer alguma coisa. E sabe por que? Nós estaremos bem e seguros;
mas, deve agir por você, que não pode ‘se fazer de moca’ (surda), e
fingir que sabe de nada. Você não tem três opções, porque a surdez não é uma
opção, e sim a conivência com tal decreto. Se tentar por essa via, Ester, a
surdez, será tão responsável, tão culpada quanto haman (cujo destino foi
a forca, bem como de todos aqueles que conspiraram contra os judeus)’.
‘Aquele que
permanece em silêncio é responsável pela tragédia’ (Números 30.15)
Sim,
nós judeus estaremos bem, de uma forma ou de outra, porque a salvação virá de
outra parte. Mas isso não é importante para você, Ester’.
A pergunta crucial não é o que vai
acontecer com o povo (eterno, sob promessas de livramento), mas qual será o
destino de Ester, de acordo com suas escolhas e atitudes: ‘a mulher pode
confirmar, a mulher pode anular’. A forma
verbal utilizada para o verbo anular é יְפֵרֶנּוּ (iferenu),
cuja raiz são as três letras da palavra Pur פוּר(sorteio,
sorte) - פרוּ
O
mesmo verbo é usado no Salmo 33.10 – “O SENHOR desfaz/anula (פוּר)
o conselho dos gentios, quebranta os intentos dos
povos”; e em Ezequiel 17.19 – “Portanto, assim diz o SENHOR DEUS: ‘Vivo EU, que o Meu juramento, que
desprezou, e a Minha aliança, que quebrou (פוּר), isto farei recair sobre a sua cabeça’”; e significa
aniquilar, quebrar, esmiuçar, esmagar, reprimir, anular.
Estará o nome da Festa de PURim relacionado ao sorteio (Pur - פוּר)
feito por haman, ou à atitude de Ester em anular (Pur - פוּר)
o decreto?
Mais sentido há em que seja Purim
– anulação, e não Purim – sorteio!
Clamemos pelos judeus, para que tenham uma revelação
profunda das alianças com ELOHEI Israel, incluindo a Nova Aliança feita no poderoso sangue de Seu Filho. Que os dias de
cegueira no exílio sejam substituídos pela compreensão da Sua Presença ditando
a história e os eventos que cercam os judeus, para que Seu Nome seja
glorificado
“‘Eis que dias vêm’, diz o SENHOR, ‘em que farei uma Aliança Nova com a Casa
de Israel e com a Casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais,
no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles
invalidaram a Minha Aliança apesar de EU os haver desposado’, diz o SENHOR. ‘Mas
esta é a Aliança que farei com a Casa de Israel depois daqueles dias’, diz o
SENHOR: ‘Porei a Minha Lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e EU
serei o seu DEUS e eles serão o Meu povo. E não ensinará mais cada um a seu
próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos Me
conhecerão, desde o menor até o maior deles, diz o SENHOR; porque lhes
perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados’” (Jeremias 31.31-34);
“Porque isto é o Meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado
por muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que, desde agora, não beberei
deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino
de Meu PAI” (Mateus 26.28,29).
Clamemos pelos muçulmanos, a quem são
apresentadas falsas alianças por um falso deus, enganados e cegados pelo
espírito de amalek, para que sejam livres do poder das trevas, e possam
ver a Luz e conhecer e partilhar da verdadeira aliança com YHVH, por meio do
Príncipe da Paz, YEHOSHUA. “Falou-lhes, pois, YEHOSHUA outra vez, dizendo: ‘EU
Sou a Luz do mundo; quem Me segue não andará em trevas, mas terá a Luz da
Vida’. Disseram-lhe, pois, os fariseus: ‘TU testificas de Ti mesmo; o Teu testemunho
não é verdadeiro’. Respondeu YEHOSHUA, e disse-lhes: ‘Ainda que EU testifico de
Mim mesmo, o Meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim, e para onde
vou; mas vós não sabeis de onde venho, nem para onde vou. Vós julgais segundo a
carne; EU a ninguém julgo. E, se na verdade julgo, o Meu juízo é verdadeiro,
porque não sou EU só, mas EU e o PAI que Me enviou” (João 8.12-16).
Clamemos por nós cristãos de todo o mundo, para que
tenhamos nossos sentidos espirituais aguçados para entender quais são os hamans
e amaleks que estão ‘tocando no
trono de YAH’, que ‘não temem Seu
Santo Nome’, hoje, para que, alinhemo-nos ao Comandante em Chefe e cumpramos
nosso chamado de destruir sua memória de debaixo dos céus. Que nos levantemos
como Ester, anulando a palavra contrária ao propósito de YHVH.
“Será, pois, que, quando o SENHOR teu DEUS te tiver dado repouso de todos
os teus inimigos em redor, na terra que o SENHOR teu DEUS te dá por herança,
para possuí-la, então apagarás a memória de amalek de debaixo do céu;
não te esqueças” (Deuteronômio 25.19);
“Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e
relata-o aos ouvidos de Josué; que EU totalmente hei de riscar a memória de amalek
de debaixo dos céus. E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: ‘O SENHOR É
MINHA BANDEIRA’. E disse: ‘Porquanto jurou o SENHOR, haverá guerra do SENHOR
contra amalek de geração em geração” (Êxodo 17.14-16).
Que o conselho das nações e de seus
líderes seja reputado como nada, diante da voz do Altíssimo por meio do Seu
ungido: Salmo 33.11,12 – “O
conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do Seu coração de geração
em geração. Bem-aventurada é a nação cujo DEUS é o SENHOR, e o povo ao qual
escolheu para Sua herança”.
“Também
os levarei ao Meu Santo Monte, e os alegrarei na Minha casa de oração; os seus
holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no Meu altar; porque a Minha
Casa será chamada Casa de oração para todos os povos” (Isaías 56.7)
Vista aérea da esplanada do Monte do Templo –
Jerusalém, Cidade do Grande REI YEHOSHUA
Vídeo: Who should control the Temple Mount? HASHEM or the hashemites? (Quem deveria controlar o Monte do Templo?
HaSHEM ou os hashemitas?) pulicado em 07.08.2017 (https://youtu.be/cjo3IGLz4H8)
[Obrigado Nádia, obrigado Yehudit e obrigado a
todos vocês, e obrigado pela polícia que nos protegeu aqui hoje.
Senhoras
e senhores, nós vivemos num mundo de mentiras.
Ouviram
falar da unesco?
Todo
esse terrorismo que enfrentamos recentemente, realmente começou com o voto da
unesco. Eles dizem que nós não somos daqui. ‘Nós somos estrangeiros, nossos
somos os ocupantes. E disso principia toda a narrativa de que supostamente não
deveríamos estar aqui, de modo que a guerra contra nós é guerra justa, uma
guerra de liberdade aterrorizante, e não o que realmente é, jihad (guerra santa)...
Vivemos
em um mundo de temores. Temos medo de colocar detectores de metal aqui no Monte
do Templo. Meu amigo estava na multidão hoje e ele me disse que o mundo inteiro
atravessa os detectores de metal por causa de quem?
Por
causa dos terroristas, certo?
O
mundo todo atravessa detectores de metal por causa deles, mas não podemos
levá-los a atravessar os detectores de metal depois do que eles fizeram aqui?
Que
piada.
Então,
vivemos em um mundo de temores, vivemos em um mundo de mentiras.
Mas
hoje venho falar a verdade. Porque é noite de Tisha B’Av (9 do mês Av,
ou 5º mês. Neste dia celebra-se a destruição dos 1º e 2º templos judaicos), é tempo de ser verdadeiro.
A
primeira verdade que quero apresentar, é que o rei não tem vestes. O
imperador está nú. E obviamente estou me referindo a...
Vocês
ouviram falar de fake News (falsas motícias),
certo? Ouviram falar de falsos reis?
Há
um homem chamado – eu não vou chama-lo rei – senhor abdullah II lá no reino
hashemita da Jordânia.
Este
homem está sentado sobre e nossa terra, que foi alocada para ser nossa terra,
originalmente. Ele é protegido pelos nossos militares, pelas nossas forças de
segurança. As pessoas não sabem disso, mas de fato o ocidente e Israel protegem
a Jordânia.
Seu
povo bebe da nossa água. E Eele é de alguma forma o custodiante do nosso lugar
mais sagrado.
E
não somente ele bebe nossa água, recebe nossa proteção, assenta-se em nossa
terra e é o custodiante de nosso local mais sagrado, ele não nos dá o respeito.
Ele não nos dá o direito de orar em nosso mais sagrado lugar. Ele faz guerra
contra nós, ele faz parte dessa coisa da unesco. Ele diz que nós somos
estrangeiros. Ele chama esse lugar de haram al sharif, al aqsa, casa outro
nome. Ele só não diz Monte do Templo.
Estou
aqui para lhes dizer a verdade, ele é um rei ilegítimo.
O
sr. abdullah II, denominado rei, seu bisavô foi assassinado aqui pelos árabes.
Seu pai perdeu Jerusalém, Judéia e Samaria. E você perderá sua coroa por aquilo
que tem feito, pelo que tem lutado contra o povo judeu. Você perderá sua coroa,
sua falsa coroa, que vocês criaram para vocês mesmos.
Este
é um nível da verdade, mas eis aqui um diferente nível de verdade completa. Nós
temos um REI real. Nós temos Um MÉLECH (REI). Este REI nos trouxe de volta depois de
2.000 anos de exílio, nos trouxe para nossa bela terra, nos deu um exército
incrível e força policial que empurrou os inimigos; uma economia incrível;
nossa língua está de volta. Nossa Torah está de volta. Temos um REI!
Espere
um pouco, se temos um REI e estamos de volta a Jerusalém, então por que estamos
jejuando aqui em Tisha B’Av?
A
resposta, senhoras e senhores, é que estamos tão perto, mas tão longe. E isso é
o que nós choramos hoje.
Há somente duas opções, ou é
HaSHEM (O Nome,
referindo-se a YHVH) ou os hashemitas (jordanianos).
E
DEUS nos diz o seguinte... ELE conhece os judeus. Muitos judeus são liberais.
Muitos de nós vemos o ponto de vista do outro. E DEUS diz: ‘Quando você está
vivendo na terra de outras pessoas, não vá atrás de suas igrejas ou suas
mesquitas. Você está vivendo em suas terras. Respeite-as. Elas têm direito às
suas igrejas, às suas mesquitas, até a sua idolatria. Não comece com a
idolatria deles, não estou pedindo que faça isso’. Porque somos liberais...
Mas,
quando retornamos à nossa terra, DEUS diz: ‘Sejam liberais coMigo. Me dêem um
pequeno lugar neste mundo. Me dêem um pequeno lugar livre de cruzes, e
mesquitas, e idolatria. Me dêem a Minha pequena Jerusalém, para que EU possa manifestar
a Luz para o mundo a partir deste pequeno lugar. Limpem-no para Mim’.
Há somente
duas opções, ou é HaSHEM ou os hashemitas.
Senhoras
e senhores, que mereçamos, nesta noite, depor os reis fraudulentos, os reis
do medo, os reis das mentiras. Que nós detenhamos esses reis, e instalemos e
coroemos o REI dos reis.
Muito
obrigado].
Embora esse vídeo seja de agosto de
2017, ele continua extremamente atual, pois a batalha sobre o Monte do Templo
continua. E é um vídeo desafiador e profético, que invoca a Presença e o Trono
do SENHOR
No último informe, destacamos a
ousadia inimiga em querer edificar mais uma mesquita (a 5ª) no Monte do Templo,
novamente alterando o status quo do local, muito pela falta de ação
incisiva por parte de Israel sobre aquela tão disputada parte do mundo – Har
Mikdash.
No domingo, pelo impasse em
conseguir um acordo com Jordânia, a Corte de Jerusalém ordenou o fechamento da
‘mesquita ilegal’ no Monte do Templo, aquela que está sendo ‘construída’ nas adjacências
de Sha’ar HaRachamim, Portão de Misericórdia, ou Portão Dourado, pelo prazo de
60 dias. O prazo tem a finalidade de permitir que o waqf (autoridade islâmica) possa
responder adequadamente às suas demandas.
Invasores concentrados fora do Portão de
Misericórdia (março 2019), que permaneceu fechado por 16 anos.
Desde a conquista de Jerusalém 1967,
o waqf estabeleceu outros três pontos de rezas (mesquitas) no Monte do Templo,
além da pré-existente mesquita de al-aqsa, de cúpula prata.
A Quem pertence o local? Há somente duas opções, ou é HaSHEM ou os hashemitas.
“Estendendo, pois, o anjo a
sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o SENHOR Se arrependeu daquele
mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a
tua mão. E o anjo do SENHOR estava junto à eira de Araúna, o jebuseu. E, vendo
David ao anjo que feria o povo, falou ao SENHOR, dizendo: ‘Eis que eu sou o que
pequei, e eu que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja,
pois, a Tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai’. E Gade veio naquele
mesmo dia a David, e disse-lhe: ‘Sobe, levanta ao SENHOR um altar na eira de
Araúna, o jebuseu’. David subiu conforme à palavra de Gade, como o SENHOR lhe
tinha ordenado. E olhou Araúna, e viu que vinham para ele o rei e os seus
servos; saiu, pois, Araúna e inclinou-se diante do rei com o rosto em terra. E
disse Araúna: ‘Por que vem o rei meu senhor ao seu servo?’ E disse David: ‘Para
comprar de ti esta eira, a fim de edificar nela um altar ao SENHOR, para que
este castigo cesse de sobre o povo’. Então disse Araúna a David: ‘Tome, e
ofereça o rei meu senhor o que bem parecer aos seus olhos; eis aí bois para o
holocausto, e os trilhos, e o aparelho dos bois para a lenha’. Tudo isto deu
Araúna ao rei; disse mais Araúna ao rei: ‘O SENHOR teu DEUS tome prazer em ti’. Porém o rei disse a
Araúna: ‘Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao
SENHOR meu DEUS holocaustos que não me custem nada. Assim David
comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata. E edificou
ali David ao SENHOR um altar, e ofereceu holocaustos, e ofertas pacíficas.
Assim o SENHOR se aplacou para com a terra e cessou aquele castigo de sobre
Israel” (2 Samuel 24.16-25).
“E
começou Shlomoh a edificar a Casa do SENHOR em Jerusalém, no monte Moriah, onde
o SENHOR se tinha mostrado a David, seu pai, no lugar que David tinha preparado
na eira de Ornã, o jebuseu” (2
Crônicas 3.1)
“Porque o SENHOR escolheu a Sião; desejou-a para a Sua habitação,
dizendo: ‘Este é o Meu repouso para sempre; aqui habitarei, pois o desejei’” (Salmo 132.13,14).
Esta terra tem Dono. Terra escolhida
pelo SENHOR para nela habitar perpetuamente, fez com que o homem segundo Seu
coração, então rei, a adquirisse como possessão perpétua para o povo. E ali
determinou que a Casa para o SENHOR fosse edificada, para o louvor e glória do
Seu Nome, pois aquele homem, Seu servo David, entendera ser o lugar que havia
almejado o SENHOR desde a fundação do mundo (visto que ali o Cordeiro de YHVH
foi imolado desde a fundação do mundo – Revelação 13.8).
‘Nós temos um REI real. Nós temos Um MÉLECH (REI). Este REI nos trouxe de volta depois de
2.000 anos de exílio, nos trouxe para nossa bela terra, nos deu um exército
incrível e força policial que empurrou os inimigos; uma economia incrível;
nossa língua está de volta. Nossa Torah está de volta. Temos um REI!’ Que essa nova fase de disputa sobre o Monte do Templo
desperte o maior número de judeus em Israel e fora dela com o temor messiânico,
para BUSCAR e VER seu REI e SENHOR, para O conhecer e dELE desfrutar,
reconhecendo que Aquele que congregou os filhos de Israel, trazendo-os de volta
de todas as terras para onde foram dispersos, é o mesmo ontem, hoje e sempre, e
tem o alvo de reinar sobre eles, ser seu DEUS e tê-los como povo.
“Eis que EU os congregarei de todas as terras, para onde os tenho lançado
na Minha ira, e no Meu furor, e na Minha grande indignação; e os tornarei a
trazer a este lugar, e farei que habitem nele seguramente. E eles serão o Meu
povo, e EU lhes serei o seu DEUS; e lhes darei um mesmo coração,
e um só caminho, para que Me temam todos os dias, para seu bem, e o bem
de seus filhos, depois deles. E farei com eles uma aliança eterna de não Me
desviar de fazer-lhes o bem; e porei o Meu temor nos seus corações, para que
nunca se apartem de Mim. E alegrar-Me-ei deles, fazendo-lhes bem; e
plantá-los-ei nesta terra firmemente, com todo o Meu coração e com toda a
Minha alma” (Jeremias 32.37-41);
“Então Pilatos mandou escrever
uma placa e pregá-la no alto da cruz, com os seguintes dizeres:
יֵהוֹשֻׁעַ
הַנָּצְרִי מֶלֶךְ הַיְּהוּדִים
(YEHOSHUA haNatsri Mélech HaYehudim – YEHOSHUA o
Nazareno, REI dos judeus)” (João 19.19). Que seus olhos sejam abertos
para reconhecerem a Pessoa do SENHOR YEHOSHUA, o Arquiteto (Provérbios 8.27) e Construtor da cidade não feita por mãos (Hebreus 11.10), que estava no princípio com DEUS e fez todas as coisas
com ELE (João 1.1-3), a Sabedoria de YHVH (Provérbios 8).
“A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar
entre os gentios, por meio do Evangelho, as riquezas incompreensíveis do
MASHIACH, e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde
os séculos esteve oculto em DEUS, que tudo criou por meio de YEHOSHUA
HaMASHIACH; para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de DEUS seja
conhecida dos principados e potestades nos céus, segundo o eterno propósito que
fez no MASHIACH YEHOSHUA nosso SENHOR, nO Qual temos ousadia e acesso com
confiança, pela nossa fé nELE” (Efésios
3.8-12).
‘depor os reis fraudulentos, os reis do medo,
os reis das mentiras. Que nós detenhamos esses reis, e instalemos e coroemos o
REI dos reis’. De fato, há
que se preparar o caminho para o regresso do SENHOR YEHOSHUA, invocando-O,
desejando Sua Presença. Que seja essa a sede pelo REI da Glória. Que seja esse
o ardor do povo, como um todo, entendendo que ELE, sendo ardentemente desejado,
é Quem vai pôr o inimigo para correr e assumir Sua posição de glória e honra no
trono do coração dos homens e no reino de Israel. Que a Verdade suplante toda a
mentira; que satanás, príncipe das trevas, seja desmascarado pelo REI da
Glória, a Luz do mundo, YEHOSHUA O MASHIACH.
“Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos,
transfigurando-se em apóstolos do MASHIACH. E não é maravilha, porque o próprio
satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros
se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas
obras” (2 Coríntios 11.13-15);
“E voltaram os setenta com alegria, dizendo: SENHOR, pelo Teu Nome, até
os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: ‘EU via satanás, como raio, cair do
céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do
inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos
sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos
nos céus’. Naquela mesma hora se alegrou YEHOSHUA no Espírito Santo, e disse:
‘Graças Te dou, ó PAI, SENHOR do céu e da Terra, que escondeste estas coisas
aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó PAI,
porque assim Te aprouve. Tudo por Meu PAI Me foi entregue; e ninguém conhece
quem é o Filho senão o PAI, nem Quem é o PAI senão o Filho, e aquele a quem o
Filho O quiser revelar” (Lucas 10.17-22);
“No entanto, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando argumentava com o diabo,
e batalhava a respeito do corpo de Moisés, se atreveu a fazer qualquer acusação
injuriosa contra o inimigo, limitando-se a declarar: ‘O SENHOR te repreenda!’” (Judas 9).
Clamemos ao SENHOR por defender o lugar
em que decidiu colocar Seu Nome, para que peleje contra os inimigos que têm
usurpado Seu Lugar de repouso para sempre. “Como já temos ouvido, agora também temos visto na cidade de nosso Deus:
Deus a preserva inabalável para sempre” (Salmo 48.8).
Derrame ELE de Sua sabedoria, Seu
discernimento, Sua paciência sobre a polícia no Monte, para saber o que fazer,
quando e como agir, como os filhos de Issachrch. Também sabedoria nas
negociações. Que Israel não abra mão de qualquer cm² de terra. “Assim diz o SENHOR, acerca de todos os Meus maus vizinhos, que tocam a Minha
herança, que fiz herdar ao Meu povo Israel: ‘Eis que os arrancarei da sua
terra, e a casa de Judá arrancarei do meio deles. E será que, depois de os
haver arrancado, tornarei, e Me compadecerei deles, e os farei voltar cada um à
sua herança, e cada um à sua terra. E será que, se diligentemente aprenderem os
caminhos do Meu povo, jurando pelo Meu Nome: ‘Vive o SENHOR’, como ensinaram o Meu
povo a jurar por baal; então edificar-se-ão no meio do Meu povo. Mas se não
quiserem ouvir, totalmente arrancarei a tal nação, e a farei perecer, diz o
SENHOR” (Jeremias 12.14-17).
“Portanto assim diz o SENHOR DEUS: ‘Eis que EU
estendo a Minha mão sobre os filisteus, e arrancarei os quereteus, e destruirei
o restante da costa do mar. E executarei sobre eles grandes vinganças, com
furiosos castigos, e saberão que EU Sou o SENHOR, quando EU tiver exercido a Minha
vingança sobre eles” (Ezequiel 25.16,17).
“Esforçai-vos, e
animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu DEUS
é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará” (Deuteronômio 31.6).
Desde quinta feira da semana
passada, a população em Gaza se rebelou contra a ditadura do hamas, em vários
protestos que estão sendo suprimidos pela gangue terrorista, na tentativa de
abafar a revolta. Vários jornalistas foram presos e alguns espancados...
Esse é o mesmo regime que tem, há um
ano, estimulado sua população a ‘marchar pelo retorno’ contra Israel, na
tentativa de ‘invadí-la e conquista-la’. O mesmo regime que provocou a recente condenação
de Israel no conselho de direitos humanos, por DEFENDER-SE de tal turba de
arruaceiros, gângster islâmicos, capangas de satanás, que têm única meta na
vida: destruir Israel, a prova cabal da existência de YHVH, Único que pode
receber o Nome de SENHOR. Quanta hipocrisia desse maléfico órgão da onu... De
fato, o mundo jaz no maligno!
A razão para a deterioração é em, última análise, simples: o hamas gerencia
Gaza desviando os milionários recursos, adquiridos das nações, para sua ala
militar, em detrimento das necessidades civis; e a infraestrutura do território
está corroendo a um ritmo alarmante. Todos estes fatores somam-se a uma
potencial implosão em Gaza, e é o que o regime islâmico está enfrentando – uma
revolta interna. Para evitar esse destino, o hamas tentou, por um ano, escalar
a situação de segurança, e aumentar a pressão sobre Israel, até desencadear uma
guerra em grande escala.
Com a revolta interna, hamas invadiu várias
casas de ativistas no domingo, prendendo dezenas de pessoas. A invasão
aconteceu em cidades como Gaza, acampamento de refugiados em Jabaliya, Deir
al-Balah, Khan Younis e Rafah.
O noticiário alegou que as invasões alvejaram
membros de fatah, o partido político rival, de mahmoud abbas. De acordo com Ynet,
o fotógrafo Osama Kahalut foi preso pelo hamas por tirar uma foto dos protestos
de sexta-feira.
‘Esta não é a força de
ocupação israelense!’, ‘twitou’ o membro do Comitê Central do fatah, hussein al-sheik. ‘São as gangues do hamas que estão aterrorizando e oprimindo os famintos na
faixa de Gaza’.
Várias mensagens chegaram por twitter dos manifestantes e
observadores, apontando para a violência empregada pelo hamas contra sua população,
que clama por sair da miséria, para sobrevivência.
Por
muitos anos – desde 2007 quando assumiu o poder – o hamas empregou a estratégia
de canalizar a raiva da população contra Israel, mentindo e aplicando todos os
recursos vindos das nações e de Israel para sustentar o luxo dos líderes e seus
braços armados. Israel sempre foi o ‘bode expiatório’ da linhagem maligna do
hamas, acusada de ser a promotora de todas as mazelas e desgraças que os
gazenses vivem.
De
fato, seu maior medo era de que esse dia chegasse e a população tivesse seus
olhos abertos para entender que a causa de seus problemas se resume à sua
liderança e não a Israel.
A
incitação à marcha do retorno tinha esse objetivo – causar distração à
população, para que seus problemas econômicos não viessem à tona.
Várias
mensagens por twitter, mostrando a violência empregada pelo hamas foram
postadas, uma vez que o hamas está prendendo jornalistas e impedindo que
material deixe a região para o mundo.
Manifestantes
em Gaza – protestos contra o hamas
Porta-voz da
polícia do hamas:
‘um grupo de
pessoas sem autorizações entrou em protesto hoje. Alguns deles fecharam
estradas e pneus queimados. Tivemos que manter a disciplina. Alguns foram
presos’. Via @abubakrbashir4 (13.03).
hamas, a organização
terrorista que ocupa Gaza desde 2007, abriu fogo contra centenas de filistin
que protestavam hoje por sua responsabilidade em suas miseráveis vidas. Eles
gritavam: ‘Nós queremos viver!’. hamas respondia: ‘Nós vamos mata-los por dizer
isso’ (14.03) https://twitter.com/i/status/1106278632874487810
Protestos
contra o hamas na faixa de Gaza: demonstradores usam pneus e jogam pedras nas
forças de segurança da organização, em resposta ao disparo no ar (https://twitter.com/i/status/1106599704547282944)
Forças de
segurança do hamas supostamente usaram bastões e dispararam no ar para quebrar
manifestações em #Gaza hoje. As pessoas estavam protestando preços elevados e
más condições em Gaza (https://twitter.com/i/status/1106236577989177345; https://twitter.com/i/status/1106865210458075136).
Protestos em
Gaza continuam no terceiro dia. Vídeo se propõe a mostrar a polícia do hamas
forçosamente quebrando uma manifestação em Khan Younes (16.03) https://twitter.com/rafsanchez/status/1106939146449440768
Gaza, lar de 2
milhões invasores, sofre de desemprego elevado, pobreza generalizada e
infra-estruturas de electricidade e água muito pobres. ‘Estou particularmente alarmado com o espancamento brutal de
jornalistas e funcionários da comissão independente dos direitos humanos e a
invasão de lares’, declarou Nickolay Mladenov, coordenador especial para o processo
de paz no O.M. órgão ligado à onu. ‘A tão
sofrida população de Gaza estava protestando contra a situação econômica
terrível,exigindo melhoria na qualidade de vida na faixa de Gaza. É seu direito
protestar sem medo de represália’, continuous Mladenov.
Que as tentativas dos terroristas de
Gaza em atacar à noite para impedir que a população israelense não descanse,
cesse, e sejam eles a temer o terror noturno, em Nome do SENHOR YEHOSHUA. Que a
população israelense saiba Quem é o DEUS de Israel, o seu Guarda, Aquele que
não dorme nem dormita. “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só TU,
SENHOR, me fazes habitar em segurança” (Salmo 4.8).
Que o SENHOR abra o entendimento da
população em Gaza, para que se levante e queira se livrar de seus algozes –
todos os grupos terroristas que ali militam. Que esses grupos militem uns
contra os outros, e não haja mais memória deles naquela terra, para a honra de
YHVH. “E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o
SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de
Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados. Porque os filhos de Amom e
de Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os
destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos
outros a destruir-se. Nisso chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a
multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, e nenhum escapou” (2 Crônicas 20.22-24).
Sobre os opressores de Gaza (hamas,
jihad islâmica, frente popular para libertação da invasora...), principalmente
aqueles que têm incentivado os ataques a Israel, que juraram a destruição da
‘menina do olho de YAH’, que eles sejam pegos do SENHOR; que eles encontrem
lugar de arrependimento e possam ouvir o SENHOR dos Exércitos, o Único e
Verdadeiro DEUS, o DEUS de Israel. “‘E fá-los-ei em pedaços atirando uns contra os outros, e juntamente os
pais com os filhos’, diz o SENHOR; ‘não perdoarei, nem pouparei, nem terei
deles compaixão, para que não os destrua’. Escutai, e inclinai os ouvidos; não
vos ensoberbeçais; porque o SENHOR falou: ‘Dai glória ao SENHOR vosso DEUS,
antes que venha a escuridão e antes que tropecem vossos pés nos montes
tenebrosos; antes que, esperando vós luz, ELE a mude em sombra de morte, e a
reduza à escuridão” (Jeremias 13.14-16).
Que os habitantes de Israel, à volta de
Gaza, não desvaleçam suas mãos e seus joelhos, mas permaneçam firmes, sabendo
que o SENHOR, ELOHEI Israel, é Quem sustenta Israel, a proteje e livra-lhes de
todo o mal. Que as famílias não desfaleçam, mas permaneçam unidas, esperando no
SENHOR. “E sucedeu que, vindo os judeus que habitavam entre
eles, dez vezes nos disseram: ‘De todos os lugares, tornarão contra nós’. Então
pus guardas nos lugares baixos por detrás do muro e nos altos; e pus ao povo
pelas suas famílias com as suas espadas, com as suas lanças, e com os seus
arcos. E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao
restante do povo: ‘Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível SENHOR, e
pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas’.
E sucedeu que, ouvindo os nossos inimigos que já o sabíamos, e que DEUS
tinha dissipado o conselho deles, todos voltamos ao muro, cada um à sua
obra” (Neemias 4.12-15).
Que o SENHOR encontre o povo de Gaza em
sua aflição e que Se deixe achar por ele, para lhe ensinar o caminho que deve
andar e honrar o PAI. “todo aquele que é santo orará a Ti, a tempo de Te
poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. TU és
o lugar em que me escondo; TU me preservas da angústia; TU me cinges de alegres
cantos de livramento (Selá). Instruir-te-Ei, e ensinar-te-Ei o caminho que
deves seguir; guiar-te-Ei com os Meus olhos” (Salmo 32.6-8).
“Pedi ao SENHOR chuva no tempo da chuva serôdia,
sim, ao SENHOR que faz relâmpagos; e lhes dará chuvas abundantes, e a cada um
erva no campo” (Zacarias 10.1).
Após um fim de semana particularmente úmido e chuvoso, as
autoridades em Israel relataram que, nas últimas 72 horas, o nível do Qineret
aumentou 7,5cm (https://youtu.be/B1tMwPMlibY).
Israel tem sido castigada com seca nos últimos cinco anos. Mas esse
inverno tem sido muito abençoado, em termos de chuvas e neve.
O Mar da Galiléia ainda está 3,61m abaixo de seu nível ótimo. Como
esse ano a cevada em estado maduro não apareceu nos campos, um mês a mais foi
acrescentado (13º mês), o que permite-se que haja mais um mês para orar-se por
chuvas, as de inverno!
Clamemos para que as chuvas serôdias
continuem a cair até Pêssach, e as águas do Qineret sejam saradas, e por onde
elas passarem, derramem da cura do SENHOR, enchendo todos os aquíferos,
incluindo o Mar da Galiléia. “Então
darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que
recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite” (Deuteronômio 11.14).
Eleições em Israel serão em 09 de
abril próximo.
Clamemos ao SENHOR por clareza,
objetividade, instrução para profunda compreensão por parte dos eleitores daqueles
que são segundo o coração do SENHOR, para que Sua vontade seja estabelecida. “Porque DEUS não é DEUS de confusão, senão de paz, como em todas as
igrejas dos santos” (1 Coríntios 14.33).
Que o SENHOR, que vê o coração do
homem, revele aos eleitores o coração dos candidatos, expondo seus mais íntimos
pensamentos com respeito ao governo, ao povo, à nação e ao DEUS de Israel. Nada
permaneça oculto, nem qualquer agenda oculta para ludibriar a população, em
Nome do SENHOR. “Porém o SENHOR disse a Samuel: ‘Não atentes para a
sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado;
porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos
olhos, porém o SENHOR olha para o coração’” (1 Samuel 16.7).
Que o SENHOR livre Israel daqueles que
querem dividir a terra, que prometem paz, mas às espensas de terras. Que o
SENHOR livre Israel de ser governada por alguém que concorde com o ‘plano do
século’, que trará consigo divisão territorial; que não é guerreiro sionista
Bíblico, sendo mordomo da terra que pertence ao SENHOR. “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações,
intercessões, e ações de graças, por todos os homens; pelos reis, e por todos
os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em
toda a piedade e honestidade; porque isto é bom e agradável diante de DEUS nosso
Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da Verdade.
Porque há um só DEUS, e um só Mediador entre DEUS e os homens, YEHOSHUA
HaMASHIACH Homem” (1 Timóteo 2.1-5).
Ainda clamemos
pelos motivos constantes:
Que Israel decida estender as cordas territoriais
à extensão proposta pelo SENHOR, no Israel Sh’lemah (completa, plena),
para a glória do Nome do REI de Israel, YEHOSHUA HaMASHIACH, para que
experimentemos (nós e Israel) de Sua plenitude, pois, quanto mais terra, maior
será a revelação da Pessoa de YEHOSHUA em Israel e sobre Seu Corpo, até Sua
plenitude em nós, a esperança da glória. “Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas
habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas.
Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência
possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas. Não temas,
porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não serás
humilhada; antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás
mais do opróbrio da tua viuvez. Porque o teu Criador é o teu Marido; o SENHOR
dos Exércitos é o Seu Nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado
o DEUS de toda a Terra” (Isaías
54.2-5).
Israel Shlemah – completa – nas dimensões que YHVH planejou!
Que as nações se limitem a não
ultrapassar a linha que YAH estabeleceu, não criando um estado islâmico,
consagrado a satanás, em terras de Israel, a herança do SENHOR. “Porque, eis que
naqueles dias, e naquele tempo, em que removerei o cativeiro de Judá e de
Jerusalém, congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá (Yehoshafat –
YHVH julga); e ali com elas entrarei em juízo, por causa
do Meu povo, e da Minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações
e repartiram a Minha terra” (Joel 3.1,2).
Que o presidente do Brasil não seja demovido de sua
promessa em mudar a embaixada para Jerusalém, entendendo que
disso depende a saúde espiritual e física do Brasil e dos brasileiros, como ato
de suprema importância, bem como adotar políticas públicas sérias que abençoem
a Casa de Israel.
“Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam” (Salmo 122.6);
“E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te
amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da Terra” (Gênesis 12.3).
“‘não por força nem por violência, mas sim pelo Meu Espírito’, diz
YHVH Tsevaot”
(Zacarias 4.6)
Declaremos profeticamente:
Baruch ATAH YEHOSHUA
HaMASHIACH, Hu Mélech haYehudim u’Mélech Israel u’Mélech HaOlam, asher bah
b’SHEM HaGadol EH’YEH ASHER EH’YEH, YHVH Tsevaot Sh’mo
(Lucas 19.38; João 12.13)
Bem-aventurado/Bendito és TU, YEHOSHUA HaMASHIACH, REI dos judeus e
REI de Israel e REI do universo, que vem em Nome do Grande EU SOU O QUE SOU,
SENHOR dos Exércitos é o Seu Nome
Boah-na HaADON
YEHOSHUA
(Revelação 22.20)
Ora
vem SENHOR JESUS
Sobre
sua casa e sua família, a bênção de YHVH aos filhos de Israel, ensinada por
meio de Aaron, o sumo sacerdote:
…23 כֹּ֥ה תְבָרֲכ֖וּ אֶת־בְּנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֑ל
אָמ֖וֹר לָהֶֽם׃ ס
24 יְבָרֶכְךָ֥ יְהוָ֖ה
וְיִשְׁמְרֶֽךָ׃ ס
25 יָאֵ֙ר יְהוָ֧ה׀
פָּנָ֛יו אֵלֶ֖יךָ וִֽיחֻנֶּֽךָּ׃ ס
26 יִשָּׂ֙א יְהוָ֤ה׀
פָּנָיו֙ אֵלֶ֔יךָ וְיָשֵׂ֥ם לְךָ֖ שָׁלֽוֹם׃ ס
27 וְשָׂמ֥וּ אֶת־שְׁמִ֖י
עַל־בְּנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֑ל וַאֲנִ֖י אֲבָרֲכֵֽם׃ פ
“23 ...Assim abençoareis os filhos
de Israel. Direis a eles:
24 ‘YHVH, o Eterno, te abençoe e
te guarde.
25 Faça o SENHOR resplandecer o
Seu rosto sobre ti e te agracie.
26 Que o Eterno revele a ti a Sua
Face de amor e te conceda a paz’.
27 Assim eles invocarão o Meu Nome
sobre todos os israelitas, e EU os abençoarei” (Números 6.23-27).
Clamando
com intensidade, com panos de saco e cinzas, Àquele Único que pode responder e
socorrer, durante os iamim noraim...
“Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a
vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos a vós mesmos no
amor de YHVH, esperando a misericórdia de nosso SENHOR YEHOSHUA HaMASHIACH para
a vida eterna. E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; e salvai
alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da
carne. Ora, Àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e
apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a Sua Glória, Ao Único
DEUS sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e
para todo o sempre. Amen” (Judas 20-25).
Com gratidão e no amor do Amado e ardentemente desejado SENHOR YEHOSHUA
HaMASHIACH, na convicção de que vivemos para preparar o caminho para o Seu
regresso glorioso em nossa geração,
Chag Purim sameach,
marciah malkah
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